Prevenir, tratar e combater a obesidade

O Movimento “Recalibrar a Balança” congratula-se com a publicação em Diário da República de uma resolução comum que reuniu treze medidas que visam a prevenção, tratamento e combate à obesidade no panorama nacional.

A SPEO, ADEXO e SPEDM esperam que estas medidas tenham em vista a implementação por parte do Governo, e por consequência do Serviço Nacional de Saúde, de ações concretas que atuem na prevenção e tratamento da obesidade em Portugal.

Consulte o documento completo aqui 

Observatório Reequilibrar a Balança

Projeto em parceria com o Expresso

Estudo sobre o Custo e Carga da Doença com o Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência (CEMBE)

[Mais informação brevemente]

Evento “Recalibrar a Balança”

[Mais informação brevemente]

Sondagem Nacional: “O que realmente pensam (e sabem) os portugueses sobre obesidade”

[Mais informação brevemente]

Recalibrar a balança, em conjunto

A resposta eficaz na luta contra a obesidade depende de todos nós. Sem tratamento, a evolução da obesidade em Portugal é uma barreira à equidade socioeconómica e ao progresso do país.

Portugal foi pioneiro no reconhecimento da obesidade enquanto doença crónica e problema prioritário de saúde pública, em 2004. Sejamos agora capazes de, com responsabilidade partilhada entre todos os stakeholders, procurar novos caminhos de ação.

É tempo de, aproveitando a experiência passada, fazer diferente e encontrar soluções de futuro. É tempo de recalibrar a balança na luta contra a obesidade.

Juntos, tornaremos o tratamento da obesidade mais equitativo.

Juntos, criaremos condições para o fim do estigma e discriminação da pessoa que vive com obesidade.

Juntos, numa abordagem focada na prevenção e que elimine as barreiras existentes, conseguiremos construir uma sociedade mais saudável e próspera, hoje e para as futuras gerações.

Juntos, contra a obesidade.